9 de outubro de 2009

Obama e o Nobel

Barack Obama, eleito a menos de um ano o primeiro presidente negro dos EUA, ganhou hoje o Prêmio Nobel da paz, prêmio esse justificado, dentre outros, pelos motivos abaixo:
O presidente dos Estados Unidos criou um "clima novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista", afirmou o Instituto Nobel.
O prêmio reconhece seus "esforços extraordinários por reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".
Eu particularmente achei que houve certa precipitação na premiação do Sr. Obama, mas vamos deixar isso para os mais entendidos, e você sabe como funciona essa premiação?
Como funciona o Prêmio Nobel?

A cada ano, seis prêmios Nobel são concedidos nas áreas de:
  • Paz
  • Química
  • Física
  • Medicina
  • Literatura
  • Economia
Os prêmios receberam este nome por causa de Alfred Nobel, o inventor da dinamite, que criou os prêmios em seu testamento. Doou uma grande parte de sua propriedade para financiar os prêmios, decidiu quem julgaria os ganhadores de cada prêmio e também nomeou as cinco categorias (Economia foi adicionada na década de 60, do século XX).
Os Prêmios Nobel são administrados pela Fundação Nobel e concedidos no outono após um rigoroso processo de seleção. A lista dos ganhadores das diferentes categorias (especialmente Física e Química) é como o Hall da Fama. Por exemplo, em Física, os premiados incluem Albert Einstein, Niels Bohr, Robert Millikan, Louis-Victor De Broglie, Werner Heisenberg e assim por diante. É uma lista de muito prestígio!
Hoje, o valor de cada prêmio ultrapassa US$1 milhão. A razão de ser tão importante é o tamanho do prêmio e o fato de ele ser concedido desde 1901 (tempo o bastante para que todos já tenham ouvido falar nele).
Aqui vão alguns links interessantes (em inglês):



Fontes:
"HowStuffWorks - Como funciona o Prêmio Nobel?".  Publicado em 16 de junho de 2000  (atualizado em 17 de julho de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao403.htm (09 de outubro de 2009)

Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA e miguxês não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.